21/nov - Dualismo filosófico em Platão e Descartes


O Evolucionismo de Charles Darwin afirma que a girafa deve estar de pé e andar em uma hora. Deve amamentar e acompanhar a manada!
As girafas que não fizeram isto foram devoradas e não perpetuaram a espécie.


E qual a vantagem evolucionário do ser humano? o seu pensamento. Para isto privilegia o desenvolvimento cerebral!



Precisamos de muita energia para manter o cérebro e o pensamento. As sinapses são descargar elétricas. Nosso pensamento são descargas elétrica.

Os neurônios, células cerebrais, em atividade forma a nossa mente, que é o cérebro em funcionamento.

A comunicação entre os neurônios chamamos de sinapses = descargas elétricas!


Enquanto crescemos e nos desenvolvemos, adquirimos aprendizagem, que são caminhos sinápticos, forma de automatizar os movimentos, pensamentos, aprendizagens.
 Partes do cérebro tem funções específicas.





Aristóteles afirmava que o coração era o centro do pensamento, já Descartes percebeu que a mente é que tinha esta função e deu importância a este mecanismo.


Os neurotransmissores são elementos químicos produzidos por glândulas que ativam funções emotivas, sentimentos, emoções fisiológicas [susto, soluço, choro, gargalhada] como também os hormônios que modificam nosso corpo [testosterona = masculino e progesterona = feminino]


Descartes e a Filosofia

Descartes propôs uma filosofia que nunca acreditasse no falso, que fosse totalmente fundamentada na verdade. Sua preocupação era com a clareza.
Sugeriu uma nova visão da natureza, que anulava o significado moral e religioso da época. Acreditava que a ciência deveria ser prática e não especulativa.



discurso do método - descartes
Exemplar da primeira edição do Discurso do Método, 1637
Discurso sobre o Método, obra de 1637 de Descartes, é um tratado filosófico e matemático que lançou as bases do racionalismo como a única fonte de conhecimento.

DUALISMO na MATRIX



Comentários

Postagens mais visitadas