27/nov - / DUALISMO - Avaliação 1 [em sala]
DUALISMO
O mundo das coisas contrapõe-se ao mundo das ideias, mundo real e verdadeiro em Platão. As coisas físicas do mundo são reconhecidas como 'sombras' no fundo da caverna...
Mito da Caverna
Com o Mito da Caverna, Platão revela a importância da educação e da aquisição do conhecimento, sendo esse o instrumento que permite aos homens estar a par da verdade e estabelecer o pensamento crítico.
O senso comum, que dispensa estudo e investigação, é representado pelas impressões aparentes vistas pelos homens através das sombras. O conhecimento científico, por sua vez, baseado em comprovações, é representado pela luz.
Assim, tal como o prisioneiro liberto, as pessoas também podem ser confrontadas com novas experiências que ofereçam mais discernimento. O fato de passar a entender coisas pode, no entanto, ser chocante e esse fato inibidor para que continuem a buscar conhecimento.
Isso porque a sociedade tem a tendência de nos moldar para aquilo que ela quer de nós, que é aceitar somente o que nos oferece através da informação transmitida em meios de comunicação e não só.
Desde a Antiguidade, Platão quer mostrar a importância da investigação para que sejam encontrados meios de combate ao sistema, o qual limita ações de mudança.
DUALISMO EM DESCARTES
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RECUPERAÇÃO Avaliação 1 -
COPIE + COLE respondendo as questões e enviando por email para: prof.alfk@gmail.com
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Colégio Estadual Professor
Brasilio Vicente de Castro - Filosofia – 1º ano – 3º Trimestre –
Nome:
________________________ nº _____ Data: __/__/2019.
Tema:
Dualismo em Platão, Descartes e Kant
1. Uma
girafa tem como vantagem evolucionária sua capacidade de ficar de pé e andar em
uma hora após o nascimento. Qual a vantagem evolucionária do ser humano sob
ponto de vista Filosófico?
[ ] a) Sua velocidade.
[ ] b) Pensamento como Indução e Dedução.
[ ] c) Memorização.
[ ] d) Testemunho.
[ ] e) Oratória e retórica.
2. Com sua operação
filosófica denominada “dúvida metódica”, René Descartes acabou instituindo um
paradigma filosófico que foi identificado como racionalismo. Em oposição ao
racionalismo cartesiano, alguns filósofos britânicos desenvolveram a filosofia
empirista, que consistia em:
[ ] a) tomar como premissa principal para o
conhecimento a faculdade da razão, a partir da qual o mundo se torna
inteligível.
[ ] b) negar a importância dos dados empíricos
para o processo do conhecimento.
[ ] c) tomar como premissa principal para o
conhecimento os dados da realidade sensível, isto é, os dados empíricos,
materiais.
[ ] d) não ter um método filosófico racional,
convertendo-se assim ao irracionalismo, corrente que depois dominaria parte da
filosofia do século XIX.
[ ] e) defender politicamente o império inglês
contra as investidas dos intelectuais de outros países.
3.
(Enem 2014) É o caráter radical do que
se procura que exige a radicalização do próprio processo de busca. Se todo o
espaço for ocupado pela dúvida, qualquer certeza que aparecer a partir daí terá
sido de alguma forma gerada pela própria dúvida, e não será seguramente nenhuma
daquelas que foram anteriormente varridas por essa mesma dúvida.SILVA, F. L.
Descartes: a metafísica da modernidade. São Paulo: Moderna, 2001 (adaptado).- Apesar
de questionar os conceitos da tradição, a dúvida radical da filosofia
cartesiana tem caráter positivo por contribuir para o(a)
[ ] a) dissolução do saber científico.
[ ] b) recuperação dos antigos juízos.
[ ] c) exaltação do pensamento clássico.
[ ] d) surgimento do conhecimento
inabalável.
[ ] e) fortalecimento dos preconceitos
religiosos.
4. Ao analisar a afirmação
“penso, logo existo”, de René Descartes, conclui-se que
[ ] a existência da mente, do eu pensante, é
uma verdade clara e distinta.
[ ] Descartes conclui que existe a partir da
observação empírica do pensamento de outras pessoas.
[ ] a própria existência do sujeito que pensa
é considerada uma verdade óbvia para o filósofo, sobre a qual não é necessário
refletir ou questionar.
[ ] Descartes consegue demonstrar com isso que
o mundo exterior não existe, apenas o eu pensante.
5. É
correto afirmar sobre a teoria do conhecimento cartesiana que
[ ] Descartes não utiliza um método ou uma
estratégia para estabelecer algo de firme e certo no conhecimento, já que suas
opiniões antigas eram incertas.
[ ] Descartes considera que não é possível
encontrar algo de firme e certo nas ciências, pois até então esse objetivo não
foi atingido.
[ ] Descartes, ao rejeitar o que a tradição
filosófica considerou como conhecimento, busca fundamentar nos sentidos uma
base segura para as ciências.
[ ] ao investigar uma base firme e
indestrutível para o conhecimento, Descartes inicia rejeitando suas antigas
opiniões e utiliza o método da dúvida até encontrar algo de firme e certo.
6 Libertar-se da caverna
significa, em uma linguagem platônica, acessar o famoso mundo das ideias, que
seria um lugar onde os homens estariam livres dos enganos, mantendo-se em
contato, por meio do pensamento, com as essências puras das coisas do mundo.
Para Platão, o conhecimento
verdadeiro advém das ideias puras e do intelecto. Todo conhecimento advindo das
sensações do corpo é enganoso. Neo, assim como o escravo liberto, descobre
haver uma realidade totalmente diferente daquela em que acreditamos. No filme,
o responsável pelo nosso engano é o software Matrix.
Como podemos definir este
DUALISMO nos dias de hoje?
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